Olheiras
As olheiras nada mais são que o escurecimento das pálpebras inferiores que confere um ar de cansaço eterno e um aspecto envelhecido. Elas ainda não foram bem entendidas pela Dermatologia, porém diversos tratamentos têm obtido excelentes resultados, clareando bastante essa região, mas sem serem capazes de eliminá-las completamente, ou sem o risco de retornarem.
Elas surgem a partir da grande quantidade de vasos sanguíneos e dos depósitos de melanina na pálpebra inferior. Alguns grupos populacionais, como os turcos, ibéricos (portugueses e espanhóis) e árabes, costumam ter um grande número de vasos na região da pálpebra inferior, causando seu escurecimento, já que os vasos são visualizados por transparência e nesta região a pele é bem fininha. O cansaço, período pré-menstrual, bebidas alcoólicas, fumo, café são fatores que também promovem a vasodilatação e a congestão vascular, resultando na acentuação das olheiras.
A hipercromia – o escurecimento da pele devido ao acumulo de melanina é a causa mais comum de olheiras em pessoas de meia idade, mas também ocorre em pessoas mais jovens. Ela surge a partir do envelhecimento provocado pela exposição solar. As manchas escuras palpebrais também são resultantes dos pequenos sangramentos devido à vascularização excessiva, os quais propiciam o surgimento de depósitos de hemossiderina (pigmento originário da destruição das células vermelhas sanguíneas fora dos vasos), que tem coloração acastanhada e termina manchando a pele. Dessa forma, é necessário o uso de clareadores no tratamento das olheiras.
Neste tratamento é feito uso de creme com ativos clareadores e redutores da fragilidade dos vasos, diminuindo os pequenos derrames de sangue como o acido mandélico e vitamina K respectivamente, associando-se o protetor solar adequado. A aplicação de compressas geladas promove a constrição dos vasinhos palpebrais temporariamente, reduzindo a visualização deles através da pele. Para realiza-las, podem ser usados sachês de chá de camomila que tem propriedade calmante.
Dispomos de alguns tratamentos médicos que podem ser usados no tratamento das olheiras. Os "peelings" químicos são uma ótima opção para o seu tratamento e devem ser seriados para obtenção de um melhor resultado, não podendo sem muito agressivos, devido à região. Diferentes ácidos são usados de acordo com a necessidade, a exemplo do ácido retinóico e o ácido tioglicólico. Outra opção terapêutica é a Luz intensa Pulsada. Não se trata de um laser propriamente dito, mas é uma luz que auxilia muito no tratamento das olheiras, pois atua tanto nos vasos como no pigmento. Quando o escurecimento palpebral associa-se a outras condições como flacidez palpebral e cicatriz de acne, ou deseja-se fazer um rejuvenescimento, deve-se escolher o laser Co2 para a terapêutica. A pele normalmente pode ficar mais sensível por, pelo menos, 2 semanas. O importante a ressaltar é que esses são tratamentos médicos e, portanto, devem ser indicados e aplicados por mãos experientes e habilitadas.
Leia Também:
Conheça a CRIO-FREQUÊNCIA
? DÚVIDAS SOBRE FILTROS SOLARES ?
Rejuvenescimento em 3D
Fio de sustentação para melhora do contorno facial
Eletroporação: o que é?
Você conhece a Mesoterapia?