QUEDA DE CABELO
A queda de cabelo é um dos motivos mais frequentes de se procurar o dermatologista. Ver os cabelos pela casa é assustador para qualquer mulher o que intensifica ainda mais a queda. O cabelo é um dos anexos cutâneos cuja renovação é continua através de um ciclo que alterna períodos de crescimento e períodos de queda. Somente uns 10% dos cerca de 150.000 de fios de cabelos que temos estão na fase de queda. Ocasionalmente esse percentual é aumentado por certas situações como dieta muito restrita, cirurgia, estresse excessivo, certos medicamentos, pós-parto e ate mesmo suspensão do anticoncepcional oral.
Os cabelos ficam em média de 3 meses numa fase de repouso antes de cair propriamente, então a queda ocorrerá 3 meses após o evento desencadeante. Algumas mulheres tem uma maior susceptibilidade à queda de cabelo do que a população em geral, então o cabelo cai durante anos, décadas, sem uma razão aparente, entretanto pode estar associada a anemia inaparente ou alteração da tireoide. Esse quadro clinico é chamado de eflúvio telógeno crônico e não tem relação com a calvície, não há uma perda definitiva dos fios, pois o cabelo está se renovando continuamente.
A alopecia androgentegica padrão feminino, conhecida como calvície, está afetando cada vez mais mulheres, provocando afinamento progressivo dos fios e diminuindo difusamente os cabelos, mostrando mais o couro cabeludo, porém não há formação das entradas nem da coroa de padre. Ela pode associar-se a alterações hormonais como ovários policísticos, hiperplasia da suprarrenal, tumores ovarianos ou adrenais, o que provoca o aparecimento de outros sinais como acne, aumento de pelos e ganho de peso importante. A prevenção é o melhor tratamento, pois o processo pode ser facilmente controlado por medicações em loção, mas não recuperamos os fios que foram perdidos.
A alopecia de tração pode começar na infância e ser mantida até a velhice, vem ocorrendo num numero cada vez maior de mulheres, mas não é devido a uma alteração orgânica, mas sim ao hábito de tracionar intensamente os cabelos para fazer penteados tipo rabo de cavalo, tranças, apliques e "mega-hair”. Esses fios arrancados, gradativamente, são substituídos por uma cicatriz no couro cabeludo que pode levar a perda permanente dos cabelos. O ”mega-hair” é o mais problemático, pois soma o efeito da tração e da cola usada para unir os fios e progressivamente novas áreas sem cabelos vão surgindo no couro cabeludo. Dessa forma, é imperioso que a tração dos fios seja suspensa, para que o cabelo possa se restabelecer.
Essas são algumas das causas mais frequentes de queda de cabelo, mas há muitas outras e a sua diferenciação cabe ao Dermatologista que dessa maneira orientará o tratamento adequado. Mas, é sempre bom lembrar que um cabelo saudável exige alimentação balanceada, rica em ferro, proteínas e vitaminas; e também do uso de xampu adequado ao tipo de cabelo e de hidratação frequente e manutenção do corte.elo
Leia Também:
Conheça a CRIO-FREQUÊNCIA
? DÚVIDAS SOBRE FILTROS SOLARES ?
Rejuvenescimento em 3D
Fio de sustentação para melhora do contorno facial
Eletroporação: o que é?
Você conhece a Mesoterapia?