O que causa ou piora a acne?

O que causa ou piora a acne? O que causa ou piora a acne?

O conjunto de cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes é que chamamos de acne. É muito comum na adolescência, mas algumas pessoas continuam apresentando esse distúrbio na vida adulta.

Existe uma tendência hereditária na acne; isto significa que um jovem, cujo pai e mãe tiveram acne, tem maior chance de apresentá-la.

Os principais responsáveis pela formação da acne são: aumento da produção de oleosidade pela glândula sebácea, formação de cravos, bactéria Propionibacterium acnes e a inflamação.

Estudos observaram associação entre acne e ingestão de leite integral e desnatado, sugerindo que a presença de hormônios e outras moléculas presentes no leite poderiam estar ligadas a acne. Como o leite é uma importante fonte de nutrientes, principalmente cálcio e proteínas, um nutricionista deve orientar a dieta para evitar a deficiência dessas substâncias. 

Sugere-se que uma dieta de baixa carga glicêmica, teoricamente reduz a acne. Nesta dieta se evita o consumo de alimentos que aumentam de forma rápida o nível de açúcar no sangue; estão entre esses alimentos os carboidratos processados, açúcar branco e a farinha branca. Já as fibras presentes no pão integral, cereais e legumes, possuem baixa carga glicêmica.

Alguns medicamentos estão incluídos entre os que podem causar ou piorar a acne. Corticóides tópicos (locais), orais ou injetáveis, vitamina B12, esteróides anabolizantes, hormônio de crescimento humano e medroxiprogesterona (presente em alguns contraceptivos injetáveis) são algumas dessas drogas. 

Cosméticos que contém lanolina, vaselina, certos óleos vegetais e propilenoglicol contribuem para a formação de cravos. Hidratantes ou protetores solares oleosos, o contato de condicionadores de cabelo com a pele e o uso excessivo de sabonetes devem ser evitados.

Existe uma piora da acne com a sudorese, sobretudo quando o ambiente é quente e úmido. Desta forma, no verão, principalmente com o uso de fotoprotetores oleosos, pode ocorrer o aparecimento de acne.

Alguns pacientes devem ser submetidos à investigação hormonal para afastar uma alteração endócrina (síndrome adrenogenital ou Cushing, ovários policísticos, etc). A síndrome de ovários policísticos é a doença hormonal mais associada à acne no sexo feminino.

Conforme a gravidade e extensão da doença, o tratamento pode ser local (tópico) e/ou oral. Estão disponíveis também procedimentos cirúrgicos e estéticos dependendo de uma avaliação criteriosa do dermatologista.

Leia Também:

Conheça a CRIO-FREQUÊNCIA
? DÚVIDAS SOBRE FILTROS SOLARES ?
Rejuvenescimento em 3D
Fio de sustentação para melhora do contorno facial
Eletroporação: o que é?
Você conhece a Mesoterapia?

Listar todas as artigos »
Desenvolvido por Tacitus TecnologiaRua Dr. Sabino Silva, 905, Ponto Central
Feira de Santana-BA - Tel.: 75 4009-8600 | 75 99180-7590 (WhatsApp)
Todos os direitos reservados © 2024